sábado, 24 de novembro de 2012

FILME: ABRAHAM LINCOLN - CAÇADOR DE VAMPIROS

Olá, como estão?

Em alguma segunda-feira, de semanas atrás, eu assisti o filme Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (AQUI), baseado no livro de mesmo nome do autor Seth Grahame-Smith, que mostrei AQUI.
Desde que vi o trailer fiquei empolgada, esperando um grande filme, com super efeitos, tudo... E foi exatamente isso e um pouco mais que encontrei na adaptação.



CRÍTICA
Pra começar, o filme é simplesmente FANTÁSTICO! Confesso que quando ouvi falar sobre o livro/filme achei que os vampiros seriam apenas incrementados a história, não que fariam parte dela tão literalmente e de forma tão intrincada.
Como havia dito acima, eu criei grandes espectativas quando vi o trailer e nada melhor do que chegar aos créditos do filme e se sentir completo, com as espectativas alcançadas e ultrapassadas. É difícil dizer o que MAIS me surpreendeu no filme, mas com toda certeza, no topo da lista está a forma com que os vampiros foram abordados na trama.

Bem ou mal, os vampiros fizeram de Abraham o lendário homem que os Estados Unidos conhecem, apesar de ninguém saber sobre tais criaturas.
No filme temos os vampiros como os opressores da Guerra Civil Americana e os valores que entram nessa disputa são os que embalaram os acontecimentos verdadeiros. Essa premissa da história foi muito bem construída e desenvolvida, porque é com base em terminar com a opressão vampiresca que Lincoln fez sua candidatura, com a mesma essência que encontramos nos livros de História.
Em primeiro pensamento sobre os vampiros, Abraham queria apenas vingança, mas seu personagem foi crescendo ao decorrer da trama de forma que além da vingança, ele começou a perceber como os vampiros interferiam e sua visão mudou.

Não sei exatamente por onde começo, se pela trilha sonora, caracterização dos personagens ou então os jogos de câmera e efeitos... O fato é que em um conjunto, tudo isso se encaixa de forma harmoniosa, trazendo ao publico um filme fantástico.
Pela caracterização, o ator Benjamin Walker, que interpreta Abraham Lincoln, ficou mais do que parecido com o personagem histórico, principalmente depois que ele ganha alguns anos de idade. É possível ver tal semelhança até mesmo na forma altiva que adquiri ao decorrer da trama e que faz lembrar muito os retratos do Abraham dos livros de História.

As cenas de ação são também algo que se destacam pela perfeição com que foram construídas. Pra mim, a melhor cena de ação é a da caçada entre os cavalos, quando Abraham está atrás de Jack Barts, cujo qual Abraham quer se vingar. E depois, em segundo lugar, ficam as lutas na casa de Adam, que tem aqueles frames de câmera lenta e que ficaram perfeitos, dando muito mais emoção a cena.
Mas outra que não poderia faltar é a cena da luta no trem, também muito emocionante, principalmente pela sincronia de Abraham e Will durante a luta.
Os jogos de câmera, que pegam um ângulo de cima dos cenários, os mostrando de diferentes lados, me fizeram lembrar muito da captura dos cenários amplos de O Senhor dos Anéis.

Completando esse quadro, não podia faltar a trilha sonora, que não peca em nenhum ponto.
Como eu já havia dito em outro post (AQUI), pra mim, a trilha sonora tem que fazer uma conexão com as cenas e acontecimentos e em Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros essa conexão é simplesmente perfeita e faz você sentir.

Momento “Fangirl”: Por se um filme que não tem como seu público alvo as garotas, sendo assim, sem apelações para galãs e afins, seria “difícil” encontrar aquele personagem/ator que cative, no mínimo, mas em Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros tem, pelo menos pra mim. E eu estou falando de Henry Sturgess, interpretado pelo ator Dominic Cooper.
O ator é muito fofo e de alguma forma isso ficou um pouco evidente no personagem, mesmo que não seja  realmente uma característica dele, é como a essência do ator e isso não passou batido aos meus olhos e tem mais, ele é um vampiro. Então, Henry é meu personagem favorito. Não apenas por esses motivos, claro.

Pra finalizar, esse é o tipo de filme que você tem vontade de olhar mais uma e outra vez. Visualmente bonito, trilha sonora fantástica, jogos de câmera excepcionais e uma trama tão intrincada em fatos históricos que prendem você do começo ao fim.
Então fica aí, mais uma dica de filme, dessa vez mais do que recomendado. Super recomendo!






Se você já assistiu ou pretende assistir, não deixe de comentar e dizer o que achou!


Até mais!!!
Bjus =***


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...