terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESENHA: CINQUENTA TONS DE CINZA


Olá, como estão?

Como eu tinha falado no port de ontem (AQUI), essa semana teremos duas resenhas e a primeira está aqui!!!

Bem, recentemente eu li o primeiro livro da trilogia de E.L. James, um livro que “foge”do tema que estou habituada a ler... pois não tem nada de sobrenatural no meio. Mas o li, estava curiosa, tantas pessoas falando tão bem que não pude conter a curiosidade.

Então, vamos lá!



RESENHA
Quando comecei a ler Cinquenta Tons de Cinza eu não conseguir imaginar o que me esperava nas páginas adiante, a história segue um rumo que deixa o leitor totalmente “vendado”, ansiando de antecipação pelo que nos aguarda e isso é algo fundamental numa boa leitura... para dizer o mínimo.
Confesso – o que não deva ser novidade nenhuma para as leituras – que Christian me... cativou, desde o começo. Sua frase “Eu achei que teria”, vai ficar na minha memória eternamente, eu acho. Não é difícil gostar de Christian.
Ana também não deixa a desejar, é o tipo de protagonista que não faz você a enjoar ou algo do tipo, ela não é completamente... defeituosa – na falta de uma palavra melhor – mas também não é o “sonho ideal”, ela tem suas inseguranças como todos tem, no entanto não é algo massante e seu lado … impertinente – que a não faz uma “submissa nata”, como coloca Christian – faz dela uma personagem nenhum pouco irritante, acho que na dose perfeita.

Por outro lado, em dado momento da leitura, minha ânsia e espectativas começavam a minar, Christian acabou por não ter mais o mesmo encanto que tinha no começo. 
Em certa altura, eu não sentia mais a vontade contrária de chegar ao final do livro – aquela na qual queremos chegar ao final e ao mesmo tempo não, queremos o desenrolar, mas não queremos nos despedir do livro tão cedo, sabem do que estou falando, nee?! –, pra mim não fazia mais diferença se o livro terminasse dali uma ou cem páginas e até me senti um pouco frustrada por isso, porque é um livro bom, não é uma leitura que eu tenha desprezado, longe disso, mas não me... emocionou como eu gostaria.
Certo que em muitos momentos é impossível você se conter, há muitas situações e diálogos hilariantes, outros totalmente com duplo sentido – ou mais, quantos você quiser – que fazem com que você pense “Oh my...”, mas para mim foi apenas isso.

Uma coisa que realmente fica muito óbvio, desde o começo, é o porque Christian faz o que faz, com seus jogos de controle e dominação como uma necessidade, apesar de não mostrar a razão real, pra mim ficou claro que não era apenas e somente por diversão, há algo no seu passado que lhe implicou isso e tal, mostra em alguns momentos um Christian diferente. Eu até tenho alguma idéias, levando em consideração sua relação com a Sra. Robison.

Paradigma, essa é a palavra que se aplica perfeitamente a esse livro, porque não é realmente uma leitura convencional, pelo tema explorado e tão pouco estamos “acostumados” a tratar do tema – o que é algo que eu realmente não consigo entender, dado o fato do país em que moramos... mas não vamos entrar em detalhe sobre isso, não tem haver com o livro em si – e pode ser considerado uma quebra de paradigmas para alguns.
Lembro que vi uma reportagem sobre o livro, onde mostrava a grande procura e espera pelo lançamento, na qual eles colocam o tema de Dominante e Submissa – claro que não foi aprofundado, apenas mencionam como “gosto peculiar” ou algo assim – de uma forma como se aquilo rompesse pudores e fosse um pecado, o que eu não consigo entender é a importância que dão a isso. Pode ser que seja uma questão de cultural, levando em conta que é muito mais fácil se achar... casas, que lhe ofereçam tal... oportunidade nos Estados Unidos, do que aqui e apesar de tudo isso, não é algo que me deixe chocada, esse estilo de vida ou de escape.
Com toda certeza rompe com muitos fios tênue que enlaçam o que pensamos sobre o sexo em geral e limites, mas não acho que o tema deva chocar aos leitores, que são o publico alvo do livro, leitores, não aficionados por qualquer outra coisa ou que não tenham por habito a leitura – algo que não foi pensado de forma correta ao fazerem tal reportagem – por isso que eu não consigo entender porque tal “tempestade em copo d'água”.

Depois de comentar com uma amiga (beijus, nee-chan) sobre o livro, ela me contou que a E.L. James escrevia fanfics de Crepúsculo... isso esclareceu muita coisa pra mim. Ao descobrir isso foi como se as “vendas” fossem retiradas, porque apesar de tudo, como eu havia dito, não encontrava o que havia me desencantado no livro, agora eu entendo...
Para um livro com temática adulta, ele tem uma escrita muito... adolescente, a forma como a Ana conta as coisas dão a entender isso, em certos momentos eu achava que estava lendo um romance juvenil. Há também as “típicas” cenas e falas que fazem, e muito, lembrar de Crepúsculo, bem como a forma com que a Ana se “entrega” ao Christian e ele com seu papo “eu não sou bom pra você”.
Eu não estou reclamaaando, mas eu realmente esperava algo BEM MAIS, hahaha...

Então, acabou que o livro não conseguiu alcançar o meu... felling, por assim dizer. No entanto, a leitura foi boa, não me desagrada o livro, apenas não o terei na lembrança como um livro memorável.
Não sei dizer o porque. Fiquei alguns minutos remoendo esse pensamento, não gosto de apenas dizer que não gostei do livro, gosto de argumentar, mas não encontro palavras que me façam expressar isso. Ainda não sei dizer porque Christian Grey me desencantou em dado momento, pois já estou acostumadas a personagens como ele, então não é de todo por causa da sua personalidade.
Por outro lado, não é uma leitura vazia, é uma leitura que, mesmo que eu não tenham gostado totalmente, acrescenta algo – deixo a imaginação de vocês voar nesse momento ;) – e isso é o que torna uma leitura boa, no mínimo, pra mim.

Bem, não quero me estender muito, para não tornar a resenha cansativa... realmente é um livro que deixas muitas pontas para se dialogar. Estou curiosa em como segue a trilogia, apesar de imaginar, qual revelação nos aguarda os dois próximos livros. Talvez eu os leia também e então volto para contar para vocês... talvez tenha um Jasper e um Paul nos outros livros. Hahahahaha
Não deixem de me contarem o que acharam também!


Até mais!!!
Bjus =***



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...