sexta-feira, 20 de abril de 2012

RESENHA: CREPÚSCULO

Olá, como estão???

Antes de mais nada, não atirem pedras em mim por estar postando uma resenha de Crepúsculo apenas agora, Okay?! Hahaha
Esta é uma das minhas "Resenhas Antigas", ou seja, de livros que li antes de criar o blog.
E o livro de hoje é o tão famigerado, Crepúsculo de Stephenie Meyer.

No caso da Saga Crepúsculo, eu vou partir direto para a "Crítica", já que TODO MUNDO (não há exceção nesse caso) conhece a história... mesmo que não tenha gostado, Okay?!

Bem, vamos lá então!



RESENHA/OPINIÃO
- Até coloquei a trilha sonora do filme para me inspirar... hahaha -

Depois de pensar se eu deveria ou não, realmente, fazer uma resenha dos livros da Saga, decidi por fazer (sério?! hahaha). Mas com um lado que acho bastante positivo: todo esse tempo, entre eu ter lido os livros (que é de 4 anos ohhhhhh - O.O - hahaha) e estar escrevendo uma resenha sobre, me fez amadurecer minhas opiniões sobre a história.
Sim, façam as contas... eu li em 2008, antes do lançamentos do filmes, bem como o lançamento por aqui dos livros.

De início, assim que tinha lido o primeiro livro, eu fiquei assim: "OMG, SÃO VAMPIROS!" hahaha, pois é... o fato de uma amiga minha ter me passados os livros e dizer que era com vampiros me incentivou a ler.
Então eu fui apresentada á um "novo" tipo de "Vegetarianismo"... e á Vampiros que brilham... Eu continuei lendo e gostando pelo fato de tentar ignorar tal coisa. A história é realmente boa (acho isso até hoje) e os personagem cativam o leitor.
Mas é um... choque... não consigo pensar numa palavra melhor para descrever isso, quando você se depara com Vampiros que BRILHAM.
A maioria das fãs da Saga levaram isso na boa, mas porque não estavam acostumadas com vampiros mais "antigos". Para elas era tudo novo e coisa e tal. Só que para quem já curte histórias de Vampiros há algum tempo (tipo eu, muito antes de entrar na adolescência já gostava de Vampiros), teve esse... choque.

ATENÇÃO: Não estou falando isso em forma de desrespeito à ninguém, não estou querendo ofender nenhuma fã de Crepúsculo - eu estaria ofendendo à mim mesa, se fosse o caso... - esta é apenas a MINHA opinião e como realmente vejo o estouro que a Saga provocou, Okay?!

Continuando... Até hoje não entendo porque houve tanta falação sobre Crepúsculo apresentar Vampiros que se alimentam de sangue animal. Isso é mais antigo que o próprio Drácula... (SIM, isso foi um trocadilho... hahaha). Bem como Vampiros com a "Síndrome de Louis".

EXPLICAÇÃO RÁPIDA: A "Síndrome de Louis" se mostra latente em Vampiros que se acham monstros, se recusam a beber sangue humano porque não querem perder sua "humanidade" e detestam sua condição de existência, ao ponto de odiar a si mesmo por ser um "monstro sem alma" e geralmente são deprimidos e melancólicos.
Eu digo que Vampiros como o Louis (Entrevista Com o Vampiro), o próprio Edward e não esquecendo do Stefan (Diários do Vampiro) tem tal "Síndrome".
Apenas para constar: A "Síndrome de Louis" não existe realmente, EU A INVENTEI! Como uma maneira de "classificar" Vampiros assim, Okay?!

Continuando, mais uma vez... Essa questão ficou como uma incógnita para mim. Talvez seja porque, para a maioria, Crepúsculo foi o primeiro "contato" com o Mundo dos Vampiros.
Uma coisa que o livro me ensinou foi que SEMPRE, sem exceções, há três tipos de personagem em uma história que se destacam mais para o leito... ou telespectador (no caso de séries ou filmes).
São eles: O personagem que você AMA, que você quer ele ganhe vida apenas para ser somente seu.
Há o personagem que te contagia, aquele que você gostaria que fosse seu irmão mais velho, porque é simplesmente cativante.
E por fim, mas não menos importante, há o personagem que você também gostaria que ganhasse vida... mas apenas para ter o prazer de socar o rosto da criatura, esse é aquele que ganha nosso ódio mortal.
Quem acompanha o blog já deve saber qual é o personagem que AMO da Saga... mas para quem não sabe, é o Jasper Hale. Ele é simplesmente o personagem perfeito, essa é a sua definição. Já o personagem que eu gostaria de ter como um irmão mais velho é ninguém mais ninguém menos do que o Emmett, ele é simplesmente adorável!
E o personagem que ganhou meu ódio mortal foi o Jacob (me desculpem garotas "Team Jocob", mas eu o odeio), ele é simplesmente... IRRITANTE... assim como a Bella... (mas vou chegar nessa parte mais pra frente).

Voltando à trama, a história que se desenrola é ótima, mas que se tornou um pouquinho chata por causa da personagem Bella. Por ser ela quem narra, temos ação mesmo apenas no final (ponto em que o filme saiu ganhando).
Logo que li, achei ela uma protagonista normal, mas depois que minhas idéias amadureceram vejo que ela é irritante e "sem sal". Se tornando cada vez mais irritante ao longo da Saga.

Neste livro, tenho uma outra personagem que adoro, que é a Victoria... apenas pelo fato dela ser ruiva, já me cativou e ajudou também a minha "queda" por vilãs e vilões, claro... hahaha

Em suma, eu realmente gostei de Crepúsculo, SOU FÃ DA SÉRIE (mas não ao extremo, okay?!), mas poderia ter havido mais intensidade na personagem Bella. Claro, poderiam ter excluído a parte que eles BRILHAREM... hoje em dia há tantas alternativas... hahaha

Uma coisa que boa que, tanto o livro quanto o filme, trouxeram foi a "onda" relacionada a Vampiros. Tivemos muito mais livros com o tema e muito mais filmes também. Agradeço à Stephenie por isso, porque dentre tudo que vem sendo lançado sobre/com Vampiros nos dá uma excelente variedade, para todos os gostos e podemos encontrar obras realmente muito boas, que com um pouquinho mais de atenção, seriam/serão um sucesso.

Crepúsculo é um livro que eu recomendo, mas recomendo também que certas coisas sejam "ignoradas" para que a leitura seja prazerosa. Não será uma perda de tempo total!


MOMENTO MALHAGEM COM CREPÚSCULO
Agora pensem comigo, tentem seguir minha linha de raciocínio: Os Cullen vivem no meio de uma floresta, eles tem poderes (bem como outros da Saga) e BRILHAM (bem como os outros, também), então eu pergunto: Eles são o quê?
Vampiros? Não... eles são FADAS!!!! ahahaahahahahahahahhah
- Desculpa, não podia deixar de colocar isso aqui, para que vocês refletissem. -
Só não me espanquem ou atirem pedras, okay?! Se não eu vou chamar o Jasper ou o Paul, hein...


Espero que tenham gostado, não deixem de comentar, mesmo que for para dizer não concordam comigo, ou para darem sua opinião também. Adoro discutir sobre Crepúsculo, é muito pano pra manga!


Até mais!!!
Bjus =***


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...