terça-feira, 20 de março de 2012

DARK SHADOWS

Olá, como estão?

Ontem não teve post, mas foi apenas ontem mesmo. Não se preocupem, okay?!
E hoje, trago um DOS assuntos do momento: Dark Shadwos. Não é um filme adaptado de livros, eu sei. Mas tem haver com a premissa primordial do blog, por isso decidi fazer esse post.
Claro que não foi apenas por esse motivo. Há também Tim Burton, sua amada esposa Helena Bonham Carter e Johnny Depp.
Além de um “equivoco” que acabou aparecendo em alguns lugares pela internet. Em alguns blogs eu lia coisas do tipo: “suspeito Dark Shadows” etc. Porque suspeito? O filme nada mais é do que uma refilmagem repaginada de uma série da década de 1960.

Quando fiquei sabendo que iriam fazer o filme da série e que Tim Burton seria o diretor, com Johnny Depp como Barnabas fiquei muito empolgada. Como fã de assuntos vampirescos, já havia ouvido falar da série.
Até comentei com uma amiga que este era o único papel que o Johnny ainda não havia dado vida, um vampiro.

Mas chega de papo “furado” e vamos ao que interessa, nee?!

DARK SHADOWS – SÉRIE


Dark Shadows é uma “novela gótica” que foi ao ar pela ABC, a partir do dia 27 de junho de 1966 até 02 de abril de 1971. Foi criada por Dan Curtis.
Era passada na programação diurna e tinha baixos índices de audiência, que ameaçavam seu cancelamento. Então, elementos sobrenaturais foram adicionados à trama, E em abril de 1967, o vampiro Barnabas Collins foi introduzido, tornando a série popular.
A idéia para a história veio a partir de um sonho que Dan teve. No sonho aparecia uma bela jovem de longos e escuros cabelos, ela estava viajando de trem para a Nova Inglaterra, onde lhe ofereceram um emprego como governanta. Depois que desceu do trem, a jovem entrou em uma grande casa “proibida”.
Com a idéia de criar uma novela diurna com toques góticos, Dan procurou a ABC. Teve a colaboração de Art Wallace no desenvolvimento da idéia, além de Robert Costello, Lela Swift, John Sedwick, Sy Tomashoff e Robert Cobert.

Em primeiro passo que a história se desenvolvia, gorava em torno de Victoria Winters, a jovem do sonho de Curtis. Ela era uma órfã que tinha sido encontrada com um bilhete: “Seu nome é Victoria. Eu não posso cuidar dela”. Winters, seu sobrenome, é referente a época que fora encontrada, no inverno. A medida, o orfanato recebia donativos em nome de Victoria, vindos de Bangor, do Estado do Maine. Foi no seu vigésimo aniversário que ela recebeu a proposta de emprego como governanta, em nome de uma Sra. Elizabeth Collins Stoddard, de Collinsport, Maine. Essa não era apenas uma oportunidade de emprego que recebera, era uma oportunidade de saber um pouco mais sobre seu passado.
Collinsport era uma pequena vila de pescadores na costa do Maine, e Collinswood era a residência dos Collins. Collinswood era uma mansão de quarenta quartos construída na década de 1700. A família morava na parte central da casa e tinha fechado as duas alas laterais. Havia também, na propriedade, uma casa mais antiga, construída em 1600. Estava abandona.
A Sra. Stoddard era a matriarca da família, tinha se tornado reclusa após o desaparecimento do marido dezoito anos antes. David Collins, seu sobrinho, tinha 9 anos de idade e era um tanto problemático. Tinha despachado as governantas anteriores por causa do seu mau comportamento, em especial suas travessuras indecentes para com elas. O pai de David, Roger Collins, tinha um problema com bebida e era geralmente negligente com o filho. Carolyn Stoddar, a filha de Elizabeth, era uma menina se deliciando com sua juventude e às voltas com vários amores. Na mansão também morava o caseiro, Matthew Morgan.
O elenco foi completo com várias outras pessoas colocadas no lugarejo. Entre eles estava Burke Devlin, que Victoria conheceu no trem para Collinsport e que logo se tornou seu confidente. Mas era também parte da história, envolvendo Roger Collins, que ele acreditava ter mentido no tribunal e assim tinha sido preso. E Burke queria vingança.
No meio da tensão do retorno de Burke, um residente local fora morto, Bill Malloy, o queal queria mediar a situação.
E somente quando Malloy morreu é que o elemento sobrenatural foi incorporado na história, com o seu fantasma aparecendo para Victoria, lhe dizendo que ele havia sido assassinado.
Com o desenrolar da trama mais um personagem fora acrescentado ao elenco, o quadro de Josette DuPrés foi colocado sobre a lareira. Posteriormente o fantasma dela ajudaria Victoria, quando esta tinha sido seqüestrada por Morgan – assassino de Malloy –. Depois dessa aparição, Josette se tornou intrincadamente integrada ao roteiro.
E o sucesso dos elementos sobrenaturais sendo mostrados na série fez com que tivesse grandes índices de audiência e que novos elementos fossem apresentados praticamente todas as semanas.
Depois do desfecho de Burke e Roger ter sido resolvido, com Roger confessando assassinato e perjúrio. Foi a vez de Willie Loomis entrar em cena. E quase que de imediato, Loomis chamou a atenção para um retrato no vestíbulo da mansão. Era um dos ancestrais da família, Barnabas Collins.
Apesar dos elementos sobrenaturais adicionados à série terem rendido altos índices de audiência, havia ainda o perigo de cancelamento. E Curtis sempre quis fazer um filme de vampiros, então apostou no novo personagem. Criou Barnabas Collins e o adicionou ao show.
Jonathan Frid foi o ator selecionado para dar vida ao vampiro.
Willie Loomis descobriu um quarto secreto com um caixão acorrentado no mausoléu da família. Quando desatou as correntes Barnabas saiu do seu local de descanso. No capítulo seguinto, apareceu na porta de Collinswood e apresentou-se como um primo da Inglaterra, há muito desaparecido. Transferiu-se para a casa abandonada e pouco tempo depois a comunidade estava espesteada com uma misteriosa doença. Os sintomas incluíam fadiga, marcas de mordidas e perda de sangue.
A história de Barnabas é que fora amaldiçoado por uma bruxa, que mandara um morcego atacá-lo e do encontro surgiu como vampiro.
Na série há ainda elementos como Viagens no Tempo, o que ocorre para explicar a origem de Barnabas, Universos Paralelos, Homens Monstros, Lobisons e Zumbis. Claro, bem como Bruxas e Feiticeira.

Dark Shadows foi distinguido por suas performances vividamente melodramáticas, interiores atmosféricos, histórias memoráveis, trama dramática, música extraordinariamente aventureira. Além, claro, da gama cósmica de personagens e aventuras heróicas.
Agora é considera como um clássico, mais ainda sim tem uma grande legião de fãs e entre eles estão nomes como Madonna, Tim Burton e Quentin Tarantino.
E o próprio Johnny Depp disse que quando era criança era obcecado pelo vampiro Barnabas Collins, que ele tanto queria ser.


DARK SHADOWS – FILME / TIM BURTON

O filme é uma adaptação da série, porém, mais focada na história do vampiro Barnabas Collins.
SINOPSE DO FILME: Em 1752, Barnabas Collins, cresce como um playboy rico em Collinsport e é o mestre em Collinswood. Ele quebra o coração de uma bruxa, Angelique Bouchard, que o transforma em vampiro e o enterra vivo.
Em 1972, Barnabas é acidentalmente libertado de seu caixão e retorna para encontrar sua mansão, outrora magnífica, agora em ruínas. A mansão é atualmente ocupada por descendentes de Barnabas, a quem todos escondem segredos sombrios e aterrorizantes.

TRAILER


Eu sei, que assim como eu, há muitas pessoas querendo ver – eu acho, pelo menos hahaha –. Sou fã do Tim Burton, e isso inclui suas animações também. Então, com certeza vou assistir Dark Shadows.




Até mais!!!
Bjus =***


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...