segunda-feira, 30 de maio de 2011

SOBRE HISTÓRIAS DE FADAS de J. R. R. TOLKIEN

Olá, como estão?

O Livro de hoje é do Mestre Tolkien, do qual eu sou suspeita para falar!
Tolkien tem uma maneira de escrever sem igual, sabe integrar mitologia criando a sua própria, novas línguas e uma terra totalmente nova e é isso que eu acho fascinante, sem contar que as belíssimas histórias que cercam a Terra Média.


SOBRE HISTÓRIAS DE FADAS
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Conrad
Ano: 2006

SINOPSE: O que são histórias de fadas? Qual a sua origem? Para que servem? Em seu insaio inédito "Sobre Histórias de Fadas", JRR Tolkien parte dessas questões para formular sua própria teoria a respeito da fantasia e de seu papel na sociedade atual. Escrito ao mesmo tempo que a trilogia O senhor dos Anéis começava a tomar forma, esse ensaio é um dos elementos fundamentais para entender muitos dos pensamentos e das inquietações que levaram à criação do universo fantástico tolkieniano.
Outra chave para a compreensão desse universo é o conto "Folha por Niggle", que completa esta edição.
Considerado uma alegoria da vida do escritor e de sua relação com a obra-prima que estava criando, "Folha por Niggle" narra a história de um pintor que, obcecado por transpor para a tela a sua visão, se vê constantemente impedido de fazê-lo, seja pelos contratempos do dia a dia ou pelas convenções sociais. Muitas vezes deixando de lado a vida profissional como a acadêmica, Tolkien, assim como seu personagem, dedicava todo o tempo possível ao mundo fictício que construiu ininterruptamente de 1917, enquanto convalescia de uma doença contraída nas trincheiras da França, até sua morte, em 1973.
Juntos, os dois textos reunidos neste Sobre Histórias de Fadas ajudam a esclarecer as razões e motivações que levaram um respeitado professor de Oxford a passar mais de meio século criando um mundo imaginário que prima não somente pela fantasia exuberante, mas também por sua complexidade e coerência interna.



O AUTOR: John Ronald Reul Tolkien (1892-1973) é considerado o grande ícone da literatura fantástica.Brilhante estudioso da língua anglo-saxã e da Inglaterra medieval, em sua obra ficcional criou uma verdadeira mitologia em língua inglesa. Com a trilogia O Senhor dos anéis, além de praticamente inaugurar um gênero, elevou-a a um impressionante nível de popularidade, inscrevendo seu nome de forma definitiva entre os imortais da literatura universal.















Até mais!!!
Bjus =***

Um comentário:

Poema as Bruxas disse...

Suas dicas são maravilhosas... foi por sua dica que ja encomendei meu livro.
A descoberta das bruxas... chega daqui 3 dias,...

obrigada por fazer um blog assim. perfeito. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...