terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

OPUS DEI – A SANTA INTRANSIGÊNCIA de DAVID FERNANDES

Olá, como vão todos?

O Livro deste post fala de um venho conhecido de você, leitor, que acompanhou a famosa Obra de Dan Brown, O Código Da Vinci.
Estou falando da Opus Dei, você se lembra não é mesmo?

Nesse Livro podemos mergulhar mais profundamente no Universo que envolve esta Organização, que por meios da Igreja Católica entrou na vida de muitas pessoas.

Somos apresentados à promessas de Amor e Liberdade, achamos que estamos mesmo fazendo a coisa certa e, acima de tudo, estamos “Conectados” com Deu. Cegados por essas promessas não conseguimos ler nas “Entrelinhas” o que realmente elas nos dizem, mas também não queremos saber...

Ás vezes escolhemos fechar os olhos e ver apenas o que nos convém... ou o que nos é imposto.

A obra Opus Dei de David Fernandes nos mostra que tal Organização não é realmente ligada à Igreja, tal fato se dá ao vermos que os conceitos são totalmente distorcidos.

O medo constante de decepcionar à Deus faz com que alguns membros do Opus Dei submetam-se à atos que podem ser considerados atentado ao seu Estado de Espírito e, ainda maior, pode ser considerado como desumano (como citado no Livro).


Usam-se de instrumentos já conhecidos como o Cilício e Disciplinas (ambos usados por Silas, O Código Da Vinci).




















Além do Celibato, que é justificado como um ato de superar o egoísmo da carne, não ceder ao pecado mundano de ter um certo nível de “intimidade” com uma pessoa do sexo oposto. E para que os membros não caíam na tentação de cometer este ato, eles devem se manter o mais longe possível. Ou seja, Meninas não se misturam com Meninos.

David nos apresenta também, que a Opus Dei utiliza-se de membros ao seu favor e que favorece apenas os que lhe servirão de algum modo, seja financeiro, na mídia (defendendo-os) ou da melhor forma que lhes convir.

Tais membros, como se pode imaginar, são os considerados “Da Alta Sociedade”, o que levanta perguntas do tipo: Como uma Organização que prega Amor e Liberdade pode selecionar quem deve entrar e quem não deve? (perguntas desse gênero são citadas no Livro).

É assim que é, se você não serve, não tá dentro!


Ainda nos deparamos com uma humilhação pelo seu sexo, mulher até os 45 anos devem dormir em camas de tábuas de madeiras, cujo são “boas” para a coluna.
Estranho é o fato de que as mulheres que pertencem a “Alta Sociedade” (isso garante níveis superiores entre os membros da Opus Dei), não precisam dormir em tais camas... acho que a coluna delas não é tão saudável assim então...


Somando tudo isso mais a agressão psicológica que os membros sofrem, conflitos internos que os fazem duvidar de si próprios e o Abalo Sísmico que enfrentam tentando passar um corretivo nisso tudo, podemos ainda sim dizer que isso tudo é em nome de Deus?


É com essas perguntas e depoimentos de ex-membros que o Livro ganha forma. Uma reflexão profunda do que, realmente, é A Obra de Deus.

Analisando o Modus Operandi (Modo de Operar) da Opus Dei, jogando suas verdadeiras “Promessas” para a Sociedade.

Mas cabe à você ler e entender como desejar!


OPUS DEI – A SANTA INTRANSIGÊNCIA

Autor: David Fernandes
Editora: Parêntese
Edição: 1
Ano: 2010
Formato: 17x24
Cores: 4
ISBN: 9788587964267

SINOPSE: “Este livro contém capítulos com reflexões críticas sobre a práxis do Opus Dei, acompanhados de muitos depoimentos e capítulos que reproduzem integralmente o testemunho de pessoas que, com as suas vidas, sentiram de diversos modos a faceta tenebrosa e desumana do que é chamado “Espírito da Obra”, ou do plano de santidade proposto pelo Fundador da Obra, expresso no ponto 387 de Caminho.”

DO AUTOR: David Fernandes é Doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e desde 1982 é professor da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA onde trabalha em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Foi membro do Opus Dei durante 15 anos. Desligou-se e vem nos contar, juntamente com os depoimentos de outros ex-membros, todas as mazelas que assolam a instituição em detrimento as suas supostas boas intenções.

Até mais!
Bjus =***



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...