domingo, 3 de outubro de 2010

Literatura Fantástica

Olá!
Como vão todos?

Finalmente voltei e posso atualizar com mais frequênica o Blog.
Como falei no último Post, vou fazer um Double Post. Ou seja, Dois Posts no mesmo dia.
Neste vou falar sobre a Literatura Fantástica, que vem conquistando cada vez mais seu espaço por aqui.
E no posterior vou postar mais uma Parte de Coração Vampiro.

Vamos lá!

LITERATURA FANTÁSTICA


Já fazia alguns tempinho que queria escrever sobre este tema e o impacto que vem causando, tanto os Livros, quanto os Filmes. De alguns anos pra cá, mais ou menos a partir de 2003 ou 2004 vem aumentando mais e mais as obras e a procura de obras Fantásticas. Mas podemos dizer que começaram a ganhar seu merecido destaque em 2008, com a bomba chamada Crepúsculo, que estourou no Mundo Inteiro.





Mesmo que você, que não goste da Série da Stephenie Meyer vai ter que admitir que Crepúsculo abriu as portas para a Literatura Fantástica.
A grande procura dos Livros da Série fizeram as Editoras abrir os olhos para o que mais nos agradaria e começaram a traduzir muitas obras que fazem muito sucesso no exterior, como é o caso de The Vampire Diaries, que teve sua Primeira Edição lançada nos Estados Unidos em 1991, mas só em Agosto de 2009 que pudemos conhecer e ver nas Livrarias o Primeiro Volume da Série.
Quantos Livros foram lançados entre 1991 e 2009 que com certeza cairiam nos nossos gosotos?!




Existe também aqueles Livros que não são conhecidos pela maioria, por ter tido pouco Marketing, ou por que não agradou essa mesma maioria, como é o caso dos Livros da Série As Crônicas de Spiderwick (que além de ter o Fantástico na descrição é um Livro Fantástico também), Escrita por Holly Black e Ilustrada por Tony DiTerlizzi. Que mesmo tendo sido feito uma adaptação para as Telonas, não se ouviu falar muito dele por aqui, se não me engano não foi lançado nos nossos Cinemas.







Outro exemplo é a Trilogia de Cornelia Funke, Mundo de Tinta. Outro Livro que é Fantasticamente Fantástico, na minha opinião.
Também ganhou uma adaptação para as Telonas, foi lançado nos Cinemas daqui e mesmo com atores conhecidos no Elenco, não esteve tanto assim na boca da Mídia.





















Mas daí vem as perguntas que não querem calar: Por que tudo isso? Por que tal genêro caiu no gosto da maioria? Podemos explicar isso?

Eu respondo, com as minhas palavras, claro! hahaha

Por que tudo isso?
Essa grande movimentação na Literatura Fantástica se deve em parte ás adaptações para as Telonas/TV.
Por que é inegável este fato, mas como havia falado antes, não é assim com todas as Obras.
É Mágico quando você vai ao Cinema ou assiste a Séries na TV contando aquela História que você leu algum tempo atrás ou está lendo. Torna as coisas muito mais Real, por assim dizer.

Mas por que tal genêro caiu no gosto da Maioria?
Eu posso dizer que isso é muito relativo, mas não acho que seja realmente.
Se trata de algo muito mais Íntimo e Inconciente!
Por que Ínitmo e Inconciente?
Algum tempo atrás estava lendo sobre essa mesma pergunta, o texto trazia uma explicação do por que que nos sentimos atraidos por tais obras e a explicação é algo Fantástico.
Ínitmo, por que se refere á nós. Inconciente, por que já traziamos isso conosco. O que quero dizer é que, em alguma Época distante (ou não...) de alguma forma nós vivemos uma tragetória Fantástica também, no mais puro sentido da palavra.
É assim com quem Escreve, as idéias de tal Escritor não "surgiram" simplesmente em sua mente. Elas já estavam ali, como uma lembrança, por assim dizer.
Aí você fala: -Okay, mas isso tá parecendo muito "no sense", Fantasioso...
Aí eu respondo: -Se fosse tão "no sense", tão Fantasioso, você não estaria lendo tais obras. hahaha

O ponto que quero chegar é que: -Toda essa Magia já está dentro de nós e os Livros são a personificação mais perfeita dela.

Podemos explicar isso?
Não! Eu sei que falando isso estou contra-dizendo a minha respota acima, mas não é nesse sentido que me referia.
Me referia ao fato de certas obras quererem explicar o Mundo que o Autor cria dentro de seus Livros. Ou tentam comparar com a realidade.
É um Mundo Fantástico, não é para ser comparado ou explicado!

Então não perca essa Magia que existe dentro de você, continue alimentando esse Mundo Fantástico que só vem à cresecem junto.
Por que, quanto mais Livros forem lançados por aqui, só temos a ganhar com isso! hahaha



Bem, é isso Lindas Criaturas Fantásticas!
Logo acima está mais uma Parte de Coração Vampiro!

Boa Noite!

Bjus =***

2 comentários:

Deze Rezende disse...

Gostei do post!
É inegável a moda do vampiro ser graças a série Twilight, mesmo sendo odiada por muitos, foi ela que trouxe o vampiro de volta a moda, e graças a ela, muitas outras séries foram traduzidas para o português, e ainda mesmo incentivou as editoras a apostarem nos escritores nacionais sobre o tema.
Já outras vertentes da literatura fantástica, acho que vem um pouco antes disso, acho que começou com o fenômeno do Harry Potter, que por sua vez inspirou várias novas séries literárias, e adaptações cinematograficas de séries mais antigas como Crônicas de Nárnia e Senhor dos Anéis.

Beijos

Bianca Luna disse...

Oiii, Deze

Que bom que gostou do Post! *o*
Concordo com você, e me referia á Senhor dos Anéis e Harry Porter quando falei que esse movimento teve início mesmo entre 2003 ou 2004. QUe foi quando foram lançados ao Mundo, por assim dizer, nee?! hahaha

Lembro que na Época, como foram lançados no mesmo Ano, existia uma certa "Discução" de Senhor dos Anéis vs Harry Potter, quem gostava de um, não gostava de outro hahaha
E é o que acontecem hoje, com Crepúsculo, nee?! Quem gosta vs Quem não gosta... hahaha

Bjus =***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...